Alto Custo e Baixa Qualidade

Reajustes feitos na calada da noite, munícipes sendo pego de surpresa.

Com finanças já apertadas cidadão terá que arcar com mais um reajuste, desta vez com um serviço essencial e direito constitucional, o transporte público.

Cidades da região estão dando estas surpresas a seus munícipes, em Barueri o presente chega as 0h00 de 31/12/2016.

Apesar do ajuste não ser ilegal, no minimo imoral e inoportuno, população terá que fazer ajuste no orçamento. Mas que dizer da qualidade do transporte?


A Qualidade do Transporte em Barueri (SP):

Nova Plataforma de Embarque

Com o aumento da população dormitória e flutuante de Barueri, terminal rodoviário central já não é adequado para atender a demanda. Para fazer um ajuste no terminal prefeitura improvisa mini terminal na Rua Duque de Caxias com Rua Campos Salles. Plataforma diminuiu o tempo de viagem segundo prefeitura, mas desconforto sem duvida alguma é maior que o período economizado na viagem.
Cobertura Ineficiente deixa munícipe na chuva ao embarcar.
Sendo algumas das desvantagens:

- Acesso: para acessar a plataforma ou a Estação da CPTM, cidadão precisa atravessar duas avenidas movimentadas, com uma sinalização semafórica que da preferencia ao veiculo ao invés do pedestre (e ainda querem incentivar o dia sem carro, quando as politicas publicas favorecem o metal ao humano).

- Proteção: com uma cobertura ineficiente, população fica exposto ao mal tempo ao embarcar nos coletivos, não seria um grave problema se este local de embarque não contempla-se as linhas mais pesadas e se não fosse um ponto de estilo Terminal, além de estar localizado em uma avenida movimentada, deixando a população vulnerável a acidentes de transito.

Veículos

Sonho realizado para minoria,
veículo com Ar condicionado e Wi-Fi.
Veículos com Ar condicionado e Wl-Fi é um sonho para população barueriense, moradores de bairros afastados do Centro ou de Alphaville sonham em ir e voltar do trabalho com conforto.

- Lotação: frota anda com lotação em seu limite, pra não dizer fora do limite em horários de pico; motoristas escolhem quando vão parar em pontos de ônibus quando o veículo já está lotado, restringindo o direito do cidadão escolher entrar ou esperar o próximo ônibus. Cidade conta com 5 veículos de 15 metros que garante maior conforto.

- Desconforto: apesar do clima tropical em que vivemos, Barueri possui pequena frota de veículos com Ar condicionado, veículos esses que atendente o bairro mais nobre da cidade, Alphaville, ligando-o ao Centro e a Aldeia de Barueri (linha feita para atender população flutuante). Mesmo sobre consulta publica sobre nova licitação realizada pela prefeitura, item Ar Condicionado foi descartado pela administração por ser utopístico. Wi-fi então é artigo de luxo, apenas os veículos já citados possuem essa tecnologia. 

Qual é a sua conclusão? O custo do serviço prestado condiz com o serviço oferecido? Muitos responderam sem exitar que "Não"!

Nova Licitação:

Prefeitura promoveu nova licitação do 2 lote de transporte da Cidade, lote não continha linhas atrativas para empresas concorrem, linhas como T-253 e A-268 que são as mais lucrativas continuaram com a concessionaria atual.

Segundo edital, atual concessionaria não podia concorrer por já ter uma concessão autorizada, mas nada a impediu de concorrer com uma empresa do Grupo Benfica, a RALIP Transportes. Segundo burburinhos esta ultima citada foi a ganhadora da Licitação, ficando assim em casa o novo lote ( a prefeitura não divulgou a vencedora da licitação).

Cabe ao Ministério Publico verificar se a concessão é legal, pois edital era claro que empresa tinha que ter garagem própria na cidade com algumas especificações ambientais, caso seja a Ralip a garagem é da Benfica BBTT e compartilha-lá não configuraria a a atual concessionaria concorrer em edital que era vetada sua participação?

Elefante Branco - Ônibus Elétrico

Prefeitura exige que a frota da nova concessionaria possua 1 veículo elétrico. Será esta uma preocupação com o meio ambiente? Real seria essa preocupação se o transporte publico fosse atrativo e confortável a população.

Além de tudo edital não previa frota 100% nova, ônibus de segunda mão ou caso se afirme os burburinhos uma frota onde só se mudará o nome da concessionaria Benfica BBTT para Ralip; ainda teremos veículos desconfortáveis.

Até quando? Até políticos darem o exemplo e irem de transporte publico despachar e não de carros de luxo. Quando beberem da mesma água, ai talvez se mude alguma coisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário