Daniel Lancaster é citado na Alba Branca

Secretaria de Serviços Municipais é apontada
em delação de ex-funcionário de cooperativa. 
Secretário de Barueri é mencionado em operação do MP-SP

A juíza Vanessa Barbosa, da comarca de Bebedouro, no interior paulista, decidiu enviar parte das investigações sobre fraudes nos contratos da merenda no estado à Justiça Federal. A magistrada acatou o argumento do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) de que uma parcela significativa dos recursos envolvidos é federal (92,72%), transferidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

“Quase a totalidade da verba pública envolvida nas infrações é de natureza federal.”

Operação Alba Branca

O esquema de fraudes e desvios de recursos nos contratos de alimentação escolar foi descoberto pela Operação Alba Branca, deflagrada em 19 de janeiro e pode atingir 37 cidades.

Um dos citados na delação premiada do ex-funcionário da Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar, Emerson Girardi, é o secretário de Serviços Municipais de Barueri, Daniel Lancaster. Segundo ele, o secretário teria cobrado comissão de 25% ou então a licitação não seria realizada. Emerson disse que Daniel aceitou 15%, a contratação saiu e a comissão foi paga.

A reportagem tentou durante a quarta, 15, e quinta, 16, contato com Daniel, mas não conseguiu encontrá-lo. Na tentativa de um contato pessoal, a reportagem foi até a secretária e funcionários resolveram fazer imagens do fotógrafo e do carro da reportagem.

Em nota, a prefeitura de Barueri diz que “reitera que o prefeito e seus secretários desconhecem representantes da Coaf e não participaram de qualquer diálogo referente a acordo ou contratação de serviços. Apuração interna para identificar se houve vícios no processo de licitação do período investigado não encontrou nenhuma irregularidade até então.”

CLIPPING
Publicado em: 17/06/2016
Texto: Fabio Oscar
Foto: Mauricio Maranhão/ Folha de Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário